Azul está buscando aeronave de 19 lugares para sua operação regional
A companhia aérea, que opera aeronaves monomotor Cessna Caravan, manifestou o
desejo de uma aeronave versátil e de maior capacidade. Os possíveis candidatos
seriam SkyCourier, Let 10 NG e Twin Otter. A Azul Linhas Aéreas foi uma empresa
que se destacou de seus dois maiores concorrentes, LATAM e Gol, ao investir em
uma ampla malha regional e em seus destinos negligenciados. A empresa, que
atende 15 cidades, depende da subsidiária Azul Conecta para chegar a tantos
lugares diferentes. Há uma semana, a empresa recebeu mais um Cessna Grand
Caravan, avião monomotor que acomoda até nove passageiros. No entanto, a Azul
admitiu que está investigando a utilização de uma aeronave de maior capacidade e
com até 19 assentos, conforme revelou um diretor da empresa em entrevista à
Revista AERO. No Brasil, a aviação regional, onde está baseado o ATR 2,
apresenta uma grave escassez de aeronaves de 15 a 8 assentos. Esta é uma
situação diferente de antes, quando o país era utilizado por aeronaves como o
EMB-110 Bandeirante, o EMB-120 Brasília, ambos da Embraer e outros modelos menos
conhecidos. A Azul admitiu que vê oportunidades para operar as aeronaves de 19 lugares em áreas com infraestrutura menos segura, principalmente no norte do
país. Mas quais aeronaves a companhia aérea eventualmente implantará? Embora o
turbo seja agora muito limitado, ainda existem turboélices bimotores, como o
Twin Otter 00, VikingAir (DHC) ou o Let 10 NG, Aircraft Industries, República
Tcheca. Mas o novo SkyCourier da Cessna é a grande novidade do segmento. Confira
abaixo algumas das características desses aviões:
Cessna 08 Sky Courier
O
SkyCourier é uma espécie de irmão mais velho do Caravan, com uma oferta
semelhante com conjunto de asa alta, engrenagem fixa e motores PT6 confiáveis. O
avião foi apresentado em maio na versão cargueira da FedEx, mas tem uma
configuração de passageiros muito interessante com 19 assentos em três filas e
uma cabine ampla com 1,8 metros de altura. A aeronave Cessna possui boa
autonomia, velocidade e atualmente é a maior da sua classe. No entanto, precisa
de pistas um pouco maiores que seus concorrentes. Por outro lado, o SkyCourier
pode facilitar a operação porque tem muito em comum com o Caravan.
VikingAir
(DHC) Twin Otter 400
O veterano turboélice Twin Otter é conhecido por seu
desempenho em pistas curtas e despreparadas. Além de muito leve e versátil,
utiliza motores Pratt and Whitney Canadian PT6. Contra isso está a cabine mais
limitada, que tem apenas 1,5 metros de altura. O avião canadense também é o mais
lento e tem a menor distância de vôo.
Aircraft Industries Let 410 NG
O
Let 10, originalmente desenvolvido pela Let Kunovice, Aircraft Industries desde
2005, é uma aeronave bastante conhecida no Brasil e que já opera em algumas
regiões há muitos anos. No entanto, a versão NG recebeu diversas melhorias e
equipamentos ocidentais, como motores GE H85-200, conjunto de aviônicos Garmin
3000 e mudanças de design, como um compartimento de bagagem maior, uma nova asa
e um nariz mais longo. A autonomia do Let 10 NG é maior que a dos seus
antecessores e a sua velocidade de condução é de 17 km/h. Porém, o teto de
manutenção é de apenas 6.100 metros, mas a turbina hélice é adequada para pistas
curtas e possui uma cabine muito espaçosa.
Outra opção é o ATL-100
Ainda em fase
de planejamento, a turbina propulsora nacional ATL-100 da Desaer também seria
uma possível candidata, se disponível em breve. Mas o avião, fabricado em Araxá,
Minas Gerais, demorará muito para chegar ao mercado. Essa capacidade o tornaria
uma das melhores aeronaves disponíveis. Dados preliminares sugerem que é grande,
com peso máximo de decolagem de 8.618 kg e alcance de 3.700 km. Quem sabe se o
ATL-100 conseguirá assumir no futuro o papel de integração nacional do pioneiro
Bandeirante?
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