Por que a caixa preta dos aviões é laranja?

Por que a caixa preta dos aviões é laranja?



Você já se perguntou por que a caixa preta dos aviões, que guarda os dados e as vozes da cabine de comando, é chamada assim se na verdade ela é laranja? A resposta é simples: a cor vibrante serve para facilitar a sua localização em caso de acidentes, especialmente em locais de difícil acesso, como o fundo do mar.

A expressão caixa preta surgiu na década de 50, quando os circuitos eletrônicos do avião eram agrupados em compartimentos escuros, cujo funcionamento era misterioso para muitos. Porém, o termo correto é Flight Data Recorder (em inglês, "gravador de dados do voo").


A caixa preta é composta por dois equipamentos separados: o Cockpit Voice Recorder (CVR) e o Flight Data Recorder (FDR). O primeiro grava todo o áudio captado na cabine de comando do avião por meio de três microfones: um do comandante, outro do co-piloto e um terceiro instalado na parte superior do painel. O outro dispositivo armazena todos os dados da aeronave durante o voo, como velocidade, altitude, condições climáticas, curvas, posições dos manetes de acelerador, entre outros parâmetros que permitem recriar a trajetória completa da aeronave em softwares de computador.


Esses equipamentos são fundamentais para esclarecer as causas de acidentes aéreos e também servem para detectar e prevenir problemas em aeronaves. Eles são feitos com uma liga de titânio e resina, que suporta temperaturas de até 1100º C, e possuem um sinalizador que emite ondas sonoras por até 30 dias. As caixas mais avançadas podem armazenar 25 horas de gravação de dados e áudios da cabine. Em alguns casos, a transmissão dos dados pode ser feita de forma remota e em tempo real, enquanto o avião está no ar.


A caixa preta é retirada do avião apenas em caso de algum evento de segurança operacional, classificado como incidente ou acidente, assim como no caso do sequestro do voo Vasp 375. A análise dos dados é feita por especialistas, que podem usar as informações para identificar o comportamento dos motores, verificar o fluxo de combustível e óleo, vibrações e diversos outros parâmetros do avião.


A caixa preta é, portanto, um instrumento essencial para a segurança e a melhoria da aviação civil, que não tem nada de preto, mas sim de laranja.


Créditos:

Redação de Roberto Leite

Imagem: Internet

Comentários

Obrigado por comentar

Próximo
Próximo
Próximo
Anterior