Vulcão entra em erupção neste domingo 14 de janeiro

Vulcão entra em erupção neste domingo 14 de janeiro


Um vulcão entrou em erupção na Islândia neste domingo, 14 de janeiro de 2024, causando a evacuação de uma vila de pescadores e ameaçando as infraestruturas locais. Essa é a quinta erupção vulcânica na península de Reykjanes desde 2021 e a segunda em menos de um mês.

A erupção começou por volta das 8h da manhã no horário local (5h em Brasília), ao norte da cidade de Grindavik, que já havia sido evacuada no dia anterior por risco de erupção causada por atividades sísmicas, segundo as autoridades. As equipes de emergência construíram barreiras de terra e de rocha nas últimas semanas para tentar impedir que a lava chegasse à cidade, mas a última erupção parece ter rompido as defesas.

De acordo com o Gabinete Meteorológico da Islândia (OMI), a fissura vulcânica tem cerca de 3,5 km de comprimento e a lava flui a uma taxa de cerca de 100 a 200 metros cúbicos por segundo. A lava poderia levar algumas horas para chegar a Grindavik se continuasse a fluir em direção à cidade, disse um porta-voz da OMI à emissora pública RUV.

+ Assunto que pode interessar Disney e os segredos do Magic Kingdom


O presidente da Islândia, Gudni Johannesson, disse na rede social X que não há vidas em perigo, embora as infraestruturas possam estar ameaçadas. Ele também afirmou que não houve interrupções nos voos, ao contrário do que ocorreu em 2010, quando nuvens de cinzas resultantes de erupções no vulcão Eyafjallajokull, no sul da Islândia, se espalharam por grande parte da Europa.

A Islândia fica entre duas das maiores placas tectônicas do planeta, a da Eurásia e da América do Norte, que se movem em direções opostas. Por isso, o país é um dos mais vulcanicamente ativos do mundo. Em 2021, o vulcão Fagradalsfjall entrou em erupção na mesma península de Reykjanes, formando rios de lava e um espetáculo visual.


Créditos:

Redação de Roberto Leite

Imagem: Internet

Comentários

Obrigado por comentar

Próximo
Próximo
Próximo
Anterior